A SBCJ realizou ontem, juntamente com a SLARD, o primeiro Webinar Internacional das duas sociedades, abordando o tema Controvérsias na Reconstrução do LCA, que contou com 553 participantes de 18 países. O evento consolidou a relação de parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho com a Sociedade Latino-Americana de Artroscopia, Joelho e Esportes, anunciando ontem também que os sócios da SBCJ agora passam a ser membros da SLARD.
O presidente da entidade para a América Latina, Dr. Manuel Mosquera, enfatizou a importância da união e do coleguismo entre os países, abrindo oportunidades para o crescimento profissional dos especialistas membros da SLARD. Mesma ênfase deu o Dr. André Kuhn, presidente da SBCJ, que tem trabalhado cada dia mais junto com a Diretoria para ampliar as atividades de educação continuada para os membros.
No Webinar de ontem, o Brasil teve a apresentação de quatro aulas, enquanto outras quatro foram apresentadas por representantes de Chile, Argentina, Colômbia e México.
Programação
A programação começou com o tema: “Como a localização do túnel femoral afeta os resultados?”, com o ponto de vista de Gonzalo Ferrer (Chile) e Marcelo Kubota (Brasil). O assunto seguinte foi: “Como a sutura meniscal ou a meniscectomia na reconstrução dos LCA afeta os resultados?”, com Facundo Gigante (Argentina) e Alan Mozella (Brasil). Gilberto Sanguino (Colômbia) e Vitor Barion de Pádua (Brasil) falaram sobre “Indicação de plastia anterolateral em cirurgia primária do LCA”. Para finalizar, foi abordada “A escolha do enxerto afeta os resultados funcionais?”, com Ivan Encalada (México) e Victor Marques de Oliveira (Brasil).
Os moderadores foram André Kuhn e Sergio Canuto (Brasil) e Rodrigo Maestu (Argentina) e Paulo Llinas (Colômbia). Os relatores foram Lucio Ernlund (Brasil) e Manuel Mosquera (Colômbia).
Participação por países
Brasil – 280; Argentina – 43; Bolívia –; Chile – 61; Colômbia – 55; Costa Rica – 3; El Salvador – 1; Equador – 12; EUA – 7; Guatemala – 1; Honduras – 2; México – 18; Panamá – 1; Paraguai – 6; Peru – 46; República Dominicana – 2; Uruguai – 5; Venezuela – 8.