Webinar da Regional Sul aborda temas relevantes na Cirurgia do Joelho e Ortopedia

A SBCJ continua com as atividades online dirigidas aos colegas da Cirurgia do Joelho. Ontem à noite, foi realizado o Webinar do Grupo de Joelho da Regional Sul, com duas aulas do Dr. Wilson Mello, ex-presidente da SBCJ e presidente do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, falando sobre sua experiência em “Fast Track em ATJ” e “Instabilidade Femoropatelar”, e do Dr. Ivan Pacheco, médico do esporte e membro da SBOT, que falou sobre “Drogas ilícitas no esporte”. Mais de 180 pessoas assistiram ao Webinar que teve 1h40 de duração e coordenação do Dr. André Kuhn, presidente da SBCJ, e do Dr. José Salvador Pantoja, delegado regional Sul.

Dr. Mello mostrou como é o protocolo de sua equipe na abordagem da ATJ no conceito Fast Track e apresentou os resultados de sua casuística de 2014 a 2018 com 74 pacientes e 90 joelhos. Ele explicou o conceito Fast Track, enfatizando que é um caminho necessário para controlar os custos de saúde e também devolver a função mais precocemente aos pacientes, o que é o desejo de todos. Na aula sobre “Instabilidade Femoropatelar: tratamento conservador – mudando o paradigma”, ele ressaltou a importância de olhar o membro como um todo, o papel do quadril na função da articulação femoropatelar e também a relevância da fisioterapia.

“Drogas lícitas no esporte”, tema abordado pelo Dr. Ivan Pacheco, é uma pauta que chama a atenção de todos, e ele trouxe importantes informações para os ortopedistas que atendem atletas e que precisam estar atualizados sobre os medicamentos considerados doping. O médico também explicou os critérios de inclusão de uma droga na lista da WADA. Ou seja, se ela leva a ganho de rendimento, provoca danos à saúde ou fere o espírito esportivo.

Quem não pôde acompanhar o Webinar ao vivo poderá ainda assisti-lo aqui pelo site da SBCJ. O presidente da Sociedade, Dr. André Kuhn, informou que mesmo os ortopedistas e R4 que não são sócios poderão acessar o conteúdo de todas as atividades de webinar através de um cadastro que poderá ser requisitado à secretária Patrícia, pelo e-mail: secretaria@sbcj.org.br.