Hoje é um dia de luto para a Ortopedia Brasileira, para a Cirurgia do Joelho e especialmente para a nossa Sociedade. Perdemos o nosso primeiro presidente e um dos fundadores da SBCJ, o Prof. Dr. Marco Martins Amatuzzi, aos 86 anos de idade.
Dr. Amatuzzi presidiu a SBCJ de 1983, ano de sua fundação, até 1988, e fazia parte do Conselho Consultivo. No Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho de 2018, foi homenageado pela brilhante carreira e contribuição para o desenvolvimento da Cirurgia do Joelho no Brasil.
A história profissional do Dr. Amatuzzi se confunde com a nossa história, pois foi ele quem, junto com o Prof. Gilberto Luis Camanho, começou o Grupo do Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (IOT) e também o embrião que se transformaria mais tarde na SBCJ, com o apoio de outros expoentes da Ortopedia na época.
Dr. Amatuzzi graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, em 1959. Em 1960 foi residente bolsista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo e iniciou sua carreira no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FM-USP, onde galgou todos os degraus acadêmicos e funcionais, tornando-se Professor Livre Docente em 1983, chefe do Corpo Clínico em 1994/5 e Professor Titular em 1995.
Na década de 70 dedicou-se à Cirurgia do Joelho tornando-se pioneiro nessa área no Brasil. Em 1979 esteve no Brasil o Dr. Jack C. Hughston, um dos pilares da Cirurgia do Joelho nos EUA, com o qual desenvolveu estreita relação científica, tornando-se membro honorário da Hughston Society em 1987.
Dr. Amatuzzi formou toda a primeira geração de cirurgiões do joelho no Brasil, sendo referência na área até os dias atuais. Todo seu legado jamais será esquecido por aqueles que conviveram com ele e pelas demais gerações.
Hoje, só nos cabe expressar: muita gratidão por sua vida de estudo e dedicação profissional, de ensino e de exemplo!
Descanse, em paz, Dr. Amatuzzi!