Dr. André Kuhn fala em entrevista sobre os planos de sua gestão na presidência da SBCJ

O novo presidente da SBCJ, o gaúcho André Kuhn, assumiu o cargo este mês de janeiro depois de 11 anos na Diretoria, onde já passou por várias funções, e se orgulha do trabalho que realiza junto aos colegas, como a criação da Comissão de Ensino e Treinamento (CET). Nascido em Carazinho-RS, Dr. André mudou-se para Passo Fundo para cursar Medicina e é lá que exerce a profissão ao lado de grandes nomes da Ortopedia brasileira e tendo também como companheiro de equipe seu filho Vinicius, que trilhou o mesmo caminho espontaneamente.

Ele conta nesta entrevista os planos para sua gestão na SBCJ, como organizar cursos de treinamento em Cirurgia do Joelho nos centros de treinamento nacional, promover atividades de educação continuada com aulas em São Paulo para os R4 e membros que queiram aperfeiçoamento teórico e manter os atuais programas e convênios com serviços fora do Brasil. E para realizar tudo isso, além do apoio da Diretoria e dos associados, conta com o suporte da esposa Marisa Canello Kuhn para poder se dedicar às atividades e viagens que a participação na Sociedade exige.

Como é ser o presidente da SBCJ?
Dr. André Kuhn – Ser presidente da SBCJ é uma honra, um orgulho com uma enorme responsabilidade. A nossa Sociedade cresceu muito e é o maior Comitê de Subespecialidade da SBOT. As ações devem ser bem focadas, amplas e de inclusão dos membros no máximo de atividades possíveis. Ser o representante do Rio Grande do Sul na Presidência e vindo de uma cidade do interior é colher os frutos de muito empenho, dedicação e trabalho. A presidência significa estar a serviço de uma Sociedade e ser útil, transformador e inquieto com a necessidade dos associados.

Conte como iniciou na Sociedade?
Dr. André Kuhn – Entrei na SBCJ na Assembleia do Congresso de 2006 na Costa do Sauípe, na Bahia, como delegado Regional Sul para a gestão 2007/2008 do Dr. Rogério Fuchs, que também é gaúcho, mas que na sua gestão representou Curitiba- PR, onde atua. Fui convidado e indicado para ser o representante da região Sul na Diretoria 2009/2010 da Dra. Márcia Uchôa de Rezende. Passei por vários cargos e em 2015 ajudei a Diretoria a criar a CET-SBCJ para organizar a prova de admissão dos novos membros, assumindo sua presidência por 4 anos.

Quais são seus planos para a SBCJ este ano?
Dr. André Kuhn – Os planos são dar continuidade aos trabalhos da Diretoria e fazermos um excelente Congresso da SBCJ em abril. Pretendo também organizar cursos de treinamento em Cirurgia do Joelho nos centros de treinamento nacional, atividades de educação continuada com aulas em São Paulo para os R4 e membros que queiram aperfeiçoamento teórico e manter os atuais programas e convênios com serviços fora do Brasil.

É um desafio difícil ser presidente da SBCJ? Como conciliar suas atividades com o cargo?
Dr. André Kuhn – Conciliar o trabalho com a participação na Diretoria da SBCJ exige disciplina, organização e muita resiliência para ter disposição para o dia a dia e conciliar vida profissional, pessoal, familiar e viagens.

Conte um pouco sobre sua história na Medicina e na Cirurgia do Joelho.
Dr. André Kuhn Fiz a faculdade de Medicina em Passo Fundo e não tinha a menor ideia de ser ortopedista. Por convite de um colega de apartamento que era meu “bicho” na faculdade iniciei estágio na Ortopedia nas férias do segundo ano da Faculdade. O clima do IOT me encantou e o aprendizado durante o estágio me apaixonou pela Ortopedia. Sou ortopedista pelo espelho que vi nos meus mestres do IOT (Dr. José Idílio Saggin, Dr. Tercildo Knop, Dr. Osvandré Lech e Dr. Fernando Lauda). Já minha história na Cirurgia do Joelho começou no segundo ano da Residência, quando durante minhas férias aproveitei para fazer um estágio acompanhando o Dr. João Fernando Argento Pozzi em Porto Alegre. Fiquei entusiasmado com a subespecialidade e tive todo o apoio do Dr. José Idílio Saggin que me ajudou muito através do Dr. Pozzi a conseguir ir para Lyon no serviço do Professor Henri Dejour, em 1994. Quando retornei ao Brasil fui convidado para trabalhar com o Dr. Saggin no IOT Passo Fundo e a partir daí as portas se abriram.

Como é a rotina na clínica, com o filho também colega de profissão. Conte um pouco dessa experiência.
Dr. André Kuhn – Vivo um momento muito bom no trabalho por conviver com meu filho Vinicius Canello Kuhn que espontaneamente quis fazer Medicina, Ortopedia e Cirurgia do Joelho. Dividir o dia a dia e as angústias do trabalho com ele é muito confortante por toda a história de vida para chegar-se a este momento.