SBCJ

Caso clínico

Sequela de osteotomia valgizante de tíbia

Resumo do caso:

Paciente portadora de OA grau 3-4 do joelho D, com varo discreto, operada em outro serviço, há 4 meses. Após 6 meses de tratamento, conservador sem sucesso.


Paciente (dados):

Feminina, 78 anos 


História:

Paciente submetida a osteotomia valgizante da tíbia D nos procurou com deformidade importante em valgo do joelho D , dor e impossibilitada de caminhar. O exame radiográfico atual mostrava grande deformidade em valgo e possível pseudoartrose no foco de osteotomia.



  • fig21-1

  • fig21-2

  • fig21-3

  • fig21-4

  • fig21-5


Diagnóstico(s):

Retardo de consolidação? Pseudoartose no foco de osteotomia? Hipercorreção do varo inicial?


Tratamento(s):

Realizada artroplastia total do joelho em questão, com uso de componente femoral primário e componente tibial de revisão com haste longa para apoio diafisário.(haste não cimentada).


Seguimento ("folow-up"):

RX do pós-operatório imediato mostrou bom alinhamento e decorreu sem complicações (fig. 3) e (fig. 3a) Pós operatório com 4 meses mostrou consolidação clínica e radiológica da pseudoartrose com volta a marcha normal, indolor e com ADM entre 0 e 90 graus (fig. 4).


Resultado final:

 


Questionamentos sobre o caso:

A osteotomia valgizante é a melhor indicação para tratamento de pacientes nesta faixa etária? A banda de tensão é compatível com ossos de alta grau de osteoporose? A reversão da osteotomia seria uma conduta a ser adotada após o retardo de consolidação? Comente a indicação e o resultado da artroplastia mista.


Informações sobre o autor

Nome: José Francisco Nunes Neto
Cidade: Campinas Estado: SP
Hospital: Beneficência Portuguesa Departamento: Ortopedia e Traumatologia

Comentários sobre o Caso Clínico

JOAO CARLOS SCHLEDER 30-03-2014
Na minha opiniao deveria ser feito prótese total primaria ao invés da osteotomia, nem tampouco arriscaria prótese mono compartimental. paciente com idade de 78 anos não tem qualidade óssea para osteotomia.



Comentários sobre o Resultado Final