SBCJ

Caso clínico

Luxação recidivante da patela esquerda

Resumo:

Paciente operada para tratamento de luxação recidivante da patela que evoluiu com limitação da flexão do joelho.

 
Paciente (dados):

30 anos, sexo feminino, enfermeira.

 
História:

A paciente foi operada em outro serviço há 1 ano para tratamento de luxação recidivante da patela esquerda, sendo realizado a reconstrução do ligamento femoropatelar medial (LFPM) e medialização da tuberosidade tibial. Evoluiu com dor e limitação da flexão do joelho (máximo de 50o), que não melhorou com as 80 sessões de fisioterapia e nem com a cirurgia de retirada do parafuso tibial e manipulação do joelho.

 

 

  •  imagem1


 
Diagnóstico:

Rigidez articular joelho iatrogênica

 


 
Questionamento sobre o caso:

A causa principal desta limitação da flexão do joelho foi um erro de técnica cirúrgica, reconstruindo o LFPM totalmente fora da sua posição anatômica, muito proximal no fêmur e na patela. Se isto não for corrigido, esta paciente não vai ganhar flexão.




Informações sobre o autor

Nome: Dr. Victor Marques de Oliveira
Cidade: São Paulo Estado: SP
Hospital: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Departamento: Faculdade de Medicina da Santa Casa

Comentários sobre o Caso Clínico

FELIPE BIGHETTI JORGE FERREIRA 25-07-2014
Este caso é muito interessante. Você tem outras imagens de RX do joelho como AP e axial de patela?


09-07-2014
Um caso muito similar a este, erro de posicionamento,com rigidez e bloqueio a 90 graus de flexão, 8 meses de pós op com fisioterapia intensa sem melhora da amplitude de movimento, optado por tratamento cirúrgico com alongamento do neoligamento técnica de perfurações longitudinais (pie crusting). Paciente evoluindo com ganho de amplitude de movimento (140 graus) sem instabilidade femuro patelar. Alguém com experiência similar com essa técnica (pie cruting) para o tratamento de bloqueio articular pós reconstrução do ligamento femuropatelarmedial?


NISO EDUARDO BALSINI 01-07-2014
Tem outras incidências axial? Como está a cartilagem patelar e sulco femuro-patelar (rnm)? Além do erro de posicionamento, pode haver tensã o excessivo do enxerto causando hiperpressã o medial e ter causado também desgaste condral neste um ano. Acho interessante avaliar, pois poderá ter que associar, na revisã o deste caso, uma elevação da T.A.T.


NISO EDUARDO BALSINI 01-07-2014
Tem outras incidências "axial" como está a cartilagem patelar e sulco femuro-patelar (rnm)? Além do erro de posicionamento, pode haver tensão excessiva do enxerto causando hiperpressã o medial e ter causado também desgaste condral neste um ano. Acho interessante avaliar, pois poderá ter que associar, na revisão deste caso, uma elevação da T.A.T.


30-06-2014
Realmente a cirurgia terá de ser desfeita com redirecionamento da porção femoral, mais distalmente, perto do ponto anatômico no côndilo medial.



Comentários sobre o Resultado Final